Viajar é mudar a roupa da alma!! M. Quintana. Eu preciso sempre mudar minha roupa....
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Uruguai- Punta del Este
La mano- "Mão do Afogado" como é conhecida por muitos. Escultura do chileno Mario Irarrazabal, cujo significado seria "presenca do homem surgindo na natureza", fica na praia Brava. Punta del Este fica a 140 km de Montevideo, e 110 km do Chui divisa com Rio Grande do Sul. Pode-se dizer que é a queridinha dos descolados da America do Sul, por seu luxuoso balneario.
Quando chegamos meus olhos se perderam na beleza das ricas mansões, no mar verde e na areia dourada. Casas envidraçadas com jardins impecáveis. Clima ameno e preços para qualquer mortal, com bons hotéis e restaurantes para todos os paladares.
Quem gosta de cassino não pode deixar e visitar o Conrad que se impõe majestosamente sobre a avenida Beira Mar. Nós demos sorte ganhamos o suficiente para um bom jantar acompanhado de vinho de boa qualidade. Por falar em vinho (sou fã) há varias boutiques e adegas com os melhores rótulos da região, com preços muito atraentes, que facilmente podemos acompanhar com queijos de todo tipo que também se encontra por lá. Já ouviram falar dos famosos doces de leite uruguaios? Pois bem por lá vendem de vidros a latas de 10 kg, o melhor de todos é Conaprole, irresistível...
Lugares imperdíveis:
-Casa Pueblo
O ateliê de Carlos Paez Vilaró, começou com uma pequena construção na desolada Punta Ballena, cuja paisagem impressionou o artista. Hoje abriga varias obras do artista, virou hotel com lojas e café. Deliciamos um clericot, assistindo o por-do-sol. Uma paisagem maravilhosa.
-Porto: esqueça aquela imagem de bagunça, cheiro de peixe, etc. Ele segue a tendência chique de Punta, você vai se encantar com a quantidade de albatroz por cima dos luxuosos iates, vai se divertir com eles descansando em cima das costas dos lobos marinhos, Se estiver com pique pode pagar um passeio para ilha dos lobos marinhos, a maior colônia da espécie da America do Sul.Mas não se anime você não pode descer da embarcação, apenas apreciar de longe pois a ilha esta protegida pela lei ambiental local.
- Ponte Ondulada: Ela é em formato de "M", e se for o passageiro vai sentir o friozinho na barriga.
-Bairro Beverly Hills : Mansões de famosos, bairro incrível com casas em todos estilos e jardins muito bem cuidados.
-Maldonado : Cidade comum sem muitos atrativos, grudada em Punta.
-Farol: Também conhecido como Peninsula. (lindo)
-Passear: passear, passear e passear pela Av. Gorlero
Como passamos o reveillon por lá recomendo o Hotel Mantra, foi ótimo, com shows, comida farta, decoração diferenciada. Valeu muito a pena!!!
Como dizer mais sobre Punta? Ela me cativou pela sua beleza, segurança, por poder sentir que as pessoas por lá gostam dos brasileiros e nos tratam muito bem.
Chile
Com vôo saindo de São Paulo pela Lan se chega a Santiago em 4 horas. Santiago esta encravada ao pé da Cordilheira dos Andes. Do aeroporto até onde ficava nosso hotel em media a 40 minutos de taxi, na Av Pedro de Valdivia (Providencia), que por lá nao é caro comparado ao nosso Brasil. Santiago é linda, com suas ruas limpas e arborizadas, povo educado e solicito. Unica coisa que estranhei foi a comida, tudo leva abacate, desde um cachorro quente na rua até um prato mais sofisticado no Restaurante Giratorio. Esse alias é imperdivel, faça reserva, enquanto voce janta em uma especie de cupula de vidro que fica girando bem devagarzinho em volta da vista mais linda de Santiago. O preço é meio salgado, mas vale a pena. Outro restaurante maravilhoso é Como agua para Chocolate (com reserva), atendimento, decoraçao, tudo perfeito. Até uma fonte completa o ambiente.
Alguns lugares que recomendo em Santiago:
-Mercado publico Municipal (ver habitos dos chilenos)
-Cierro San Cristobal - zoo e teleferico ou funicular
-Mirante Imaculada Conceicão
-Palacio de La Moneda ( veja a troca da guarda Presidencial)
-Vinicola Concho Y Toro (para quem gosta de vinho, imperdivel)
- Igreja São Francisco ( a mais antiga de Santiago)
- Cerro de Santa Lucia ( vista integral da cidade de Santiago )
- La Chascona (casa de Pablo Neruda)
- Plaza de Armas com sua Catedral .
- Museu Arte Pre Colombiano (Não deixe de ver a Mumia)
Outros lugares que adorei foi Vaparaizo onde ha varios funiculares sobre os morros na diagonal, com centro historico pequeno, mas gracioso. De lá vá até Vina del Mar onde há um antigo porto, com estatuas maravilhosas e feira de artesanatos locais. Nao deixe de conhecer a praia da Reñaca ao norte de Viña del Mar , um espetaculo a parte também.
Para quem gosta de esquiar a El Colorado e Farellones pertinho de Santiago é uma opção, mas nada comparado ao Valle Nevado.
Como alugamos um carro para conhecer da forma que mais gostamos, que é seguir sem muitos roteiros e ao nosso tempo, no caminho para Concho Y Toro deparamos com outras vinicolas menores mas com vinhos artesanais de excelente qualidade. Sabem no que deu? Excesso de bagagem e uma tarifinha extra para a Lan. Mas valeu muito a pena, fora as vinicolas a estrada era linda cheia de parrerais e flores. Paramos num restaurante a beira da estrada com uma comida de nao esquecer nunca.
Chile enfim, vale a pena conhecer...
Assinar:
Postagens (Atom)