sábado, 21 de maio de 2011

Pelo Brasil... Cidade de Goias


Coreto na Praça  Central
Reconhecida pela Unesco como sendo Património Histórico e Cultural Mundial, pela sua arquitetura barroca e tradições culturais seculares e circundada por uma natureza exuberante, Goiás Velho como é mais conhecida é uma viagem no tempo do Brasil Colonial.

Fica a 140 km de Goiania e 290 km de Brasília, um pouco mais longe por Brasília, mas você pode pegar a estrada a partir de Pirenopolis, ou mesmo se estiver por lá passar o dia apenas em Goiás.  Dessa forma o percurso fica mais curto.

Foi por muitos anos a Capital do Estado de Goiás. Sua fundação data do 2o. ciclo do ouro Brasileiro, com o desbravamento do sertão pelos Bandeirantes.

Muitas áreas a serem preservadas com cachoeiras e riachos, o município é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do Rio Araguaia)  que em 2001 invadiu a cidade e destruiu muita coisa por lá.

Outro motivo de orgulho da cidade são as doceiras, aliás que doce... Não deixe de experimentar, tem sabor de Vó. As doceiras cozinham em suas casas mesmo, e levam o turista até lá para degustar suas maravilhas.
A mais famosa das doceiras foi a poetiza Cora Coralina,  que além das doces poesias, cozinhava como ninguém. Sua casa hoje é um museu, com todos seus utensílios preservados, vale a pena dar uma passadinha por lá.

Um dia apenas dá para visitar os principais pontos turísticos. Não que não valha a pena, mas a cidade é pequena e o centro histórico também, as cachoeiras são imperdiveis, mas tudo é relativamente perto. Por isso poucos dias você pode curtir a cidade e aproveitar suas belezas.

Eu particularmente, acho que final de semana já é até demais pra mim, ela é muito calma e por ser uma cidade antiga os hotéis não são lá essas coisas...

Mas tem quem prefira ficar mais dias por lá, realmente vai de gosto. Visite e depois me conte o que achou....

Lugares que valem a visita:


Serra Dourada:  Ela é um anteparo para cidade de Goiás, a beleza da fauna e da flora vale a pena, faça caminhadas com guia se tiver um bom preparo físico. Você poderá ver árvores como o papiro e a arnica e as veredas onde nascem os rios, suas areias são de cores diferenciadas que com o por do sol refletindo lembra o ouro na origem da região. Muito bonito mesmo!!!

Poço do Bispo : Recebe esse nome por estar ao lado das terras da igreja Católica, onde ainda fica o seminário que o Bispo reside.  Ponto de banho do famoso Rio Vermelho, com águas tranquilas e limpas.

Cachoeira das Andorinhas : Uma das mais belas que já pude ver na vida, elá tem apenas 9 mts de altura, mas uma rara beleza. Fica a 6 km da cidade na fazenda Manduzanzan, que possui um hotel muito bacana.  Paga-se uma pequena taxa de visitação, para quem nao está hospedado, o qual acho muito justo, pois conservar aquele oasis nao deve ser tarefa facil.  Entre rochas de arenito e restos de pedra-sabão, em determinadas épocas do ano, recebem a andorinhas e o espetaculo fica completo.


Eventos : O principal é a Procissão do Fogaréu que aconteçe na época da Pascoa.  Ela é a unica realizado no Brasil, e simboliza a busca e prisão de Cristo.

Participam  os personagens encapuzados, chamados de Farricocos que seriam penitentes e mantenedores  da ordem. A iluminaçao publica é apagada e em suas mãos levam tochas ao som de tambores.

A escuridão, as tochas, a rapidez e os encapuzados, criam um clima medieval assustador e excitante de beleza ímpar. A cerimonia é rica em detalhes e beleza plastica.

Como dica de hospedagem podemos dizer que por lá não existem nenhum 5 estrelas, a maioria são pequenas pousadas, ou hoteis fazenda.  Uma das minhas preferidas é a Pousada Serra Dourada (1,5 km do centro historico),  Trata-se de uma pousada ecologica.

Lá você encontra hoteis/pousadas com conforto moderado e outros  um pouco mais confortaveis, mas a hospitalidade é impar. Pesquise e vai encontrar para todos os gostos e bolsos.

A culinaria regional é dos deuses, se voce gosta de uma pimentinha então vai amar, mas se voce for como eu que não pode nem sentir o cheiro, avise antes que a maioria prepara ao seu paladar. Não deixe de experimentar também o famoso Peixe na Telha, maravilhoso!!

Na praça do coreto tem também as sorveterias com sabores bem exoticos  com frutas do cerrado, voce nao vai ficar somente em um garanto!!

Qualquer duvida.... É só perguntar.