quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Madri

Nosso trem chegou no horário pontualmente! Que loucuraaa a estação de Charmatin com cafés, restaurantes e lojinhas charmosas com variados artesanatos. Vale só o passeio...

É de lá que partem os trens para Paris e as cidades ao norte da Espanha, como Barcelona, Bilbao e etc. Detalhe muito importante é que a imigração é feita no próprio trem hotel e para nós foi super tranquilo. Carimbo e nenhuma pergunta. 

Estranhamos até pelos rumores que se tem por todos os lados, mas ....

Fomos para nosso hotel Catalonia Plaza Mayor, deixar nossas malas e dar umas voltinhas ao redor, afinal estávamos descansados (impagável). O hotel é ótimo, quartos grandes e arejados e ótimo staff e a localização perfeita!!!


Como iriamos passar o Réveillon optamos por um hotel próximo a Plaza Mayor para ficar mais confortável na hora de voltar, e não corrermos o risco de andar de mais para voltar ao hotel por falta de transportes. 

Alias volto a dizer não tem festa da virada igual ao nosso Brasil, mas não é das piores comparado a outros lugares, que tivemos a oportunidade de festejar (ou não..).


Por lá funciona mais ou menos assim... Todos se reúnem na praça alguns com mascaras bem diferentes, assustadoras  e coloridas,  muitos jovens e famílias com crianças a esperar  o reloginho dar as badaladas, seguidas de uma pequena queima de fogos e pronto!!! Mais nada...

Como tudo estava fechado em volta, acredito que por medida de segurança, apenas um restaurante destes Fast food aberto e que vendia bebidas no copo (proibido garrafas), com filas enormes. Mas garantiu a cervejinha de quem queria.

Pesquisei muito e vi que muitos lugares fazem festas a preços salgadinhos outros nem tanto, mas como dia seguinte era de passeios não queríamos esticar muito, acabamos deixando pra lá.

 Em seguida fomos a procura de um bar comer umas tapas e beber um vinho porque o frio estava de matar... e mais adiante indo no sentido Puerta  del Sol, começamos a encontrar muitos restaurantes e bares abertos e para variada faixa etária. Abaixo previa da aguardada badalada do relógio:


Plaza Mayor Reveillon

Madri é linda!!! A maior cidade do pais, rica em museus, restaurantes, hotéis.
Sem dificuldades de locomoção (se tiver no bolso o famoso mapinha) metro com mais de 12 linhas que te leva a qualquer ponto turístico tranquilamente.

Andamos muito em volta do hotel, por ser bem centralizado fazíamos quase tudo a pé, encontramos lojas bacanas e preços comparados ao Brasil bem atrativos , mas me encantei com El Corte Inglês. Imagina uma loja completa... é ela. Enorme e varias espalhadas por toda Madri, vale a pena uma passadinha garanto que não vai se arrepender. 

Em  Madri você encontrará   uma tríade de museus sem paralelo – Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, um palácio real em que não faltam luxo e exuberância (mesmo que pelo lado de fora) e boa parte do espírito impetuoso dos espanhóis. A cozinha é um capitulo á parte...tapas, paellas, doces e presuntos de pata negra (hum!!), é uma verdadeira  atração gastronômica. não deixe de dar uma passadinha no Museo del Jamon.

Podemos dizer que tudo por aqui tem preços módicos em se tratando do velho continente.

Praca Cibeli

Come-se bem, bebe-se ainda melhor. O vinho aqui é tratado com respeito, com adegas bem abastecidas de rótulos nacionais (como os Cava, Rioja e Jerez) e dos vizinhos italianos, portugueses e franceses, muitas vezes com preços bem atraentes. Para os apreciadores como eu, é de enlouquecer... Pena que temos excesso de bagagem.

Lugares não faltaram para visitar... optamos pelo famoso Madrid-Card, o qual incluía o ônibus de turismo e com isso o tempo rendeu bastante.


 Você consegue ter uma macro visão a partir dos onibus.  Quando o tempo é curto aconselho com certeza, vai poder sempre ter uma ideia diferente de cada lugar que passar e optar por apreciar mais de perto ou não...

Fora o  ônibus vermelhinho, com o Madrid Card você tem a opção de conhecer os highlights  da cidade, que incluem Museu del Prado, Reina Sofia, Palácio Real e até estadio do Real Madri, fora outras atrações que não conseguimos fazer. Para comprar o Madrid Card você precisa fazer as contas se vale a pena ou não. Pra nós valeu a pena sim.

Para os apaixonados pelo Real Madri vai uma fotinho...






Madri vale a pena ao menos 3 dias inteiros para poder se perder e curtir não só a cultura e gastronomia, mas sua noite com povo hospitaleiro e divertido.Vale uma escapadinha também para:


- Real Jardim Botânico: Plazza del Murillo, pertinho museu Del Prado, lugar apreciar flores e plantas do mundo todo.


- Caixa Forum Madri: Paseo Del Prado, 36 bem em frente ao Jardim Botanico. Jardim vertical lindo. O prédio do centro cultural também vale uma visita.


- Parque De El Retiro: Praça da Independência, maior parque de Madri. Perfeito para uma parada estratégica e admirar sua beleza.


- Templo de Debod: Ferraz 1, Parque Del Cuartel de la Montana. Um lindo templo Ptoleimaco rodeado de espelhos de agua. Homenagem aos Deuses Amon e Isis, com certeza vale uma espiadinha.

- Mercado de San Miguel: Plazza de San Miguel com Calle Mayor, pertinho metro Estacion del Sol.  Excelente lugar para um happy hour ou lanche durante o dia.
Completo em tapas, vinhos, frios, queijos, doces, e tudo que puder apreciar na gastronomia espanhola. Também muito artesanato, livrarias, e tudo partilhado em mesas comunitarias para sua degustação. Não deixe de visitar.





Mercado San Miguel 


No proximo Toledo!!! aguardem ....