quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pelo Brasil.... Serra Gaucha




O sul do Brasil, é um dos lugares mais belos e charmosos de nossa terra na minha opinião. Reúne cultura, beleza e gastronomia de qualidades ímpares.

Moramos lá por um tempo, especificamente na capital gaúcha, com isso conhecemos alguns lugares que posso assegurar valem muito a pena!!

Acho que para falar de toda a região, precisaria de um livro, pois cada cidade tem um lugar especial para se conhecer. Como isso não está nos planos e nas caracteristicas que é esse blog, vamos falar aqui dos destinos mais procurados.

A mais procurada com certeza é Gramado, Canela, seguido de  Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petropolis, Flores da Cunha, Farroupilha, Garibaldi  entre outras.

Seu passeio pode ser dividido por região e interesse local, por exemplo quer conhecer vinícolas maravilhosas com direito a degustação?  Siga para região de Caxias ou Bento, conheça o Vale dos Vinhedos.

Caso queira comprar malhas, couros, chocolates e  artesanatos Gramado, Canela e Nova Petropolis são as melhores. Famosa região das Hortencias.

Quer conhecer a fabrica da Tramontina? Podendo comprar por um preçinho bem melhor que as tradicionais lojas vá a Carlos Barbosa.

Você gosta de um espumante? Poderá ir a Garibaldi e conhecer a Rota dos Espumantes e se deliciar na degustação com bons rótulos.

Opção para todos os gostos e bolsos você encontra por lá... Se puder ir no inverno a diversão ficará completa, mas lembre-se a neve por lá pode falhar ou tardar. Mas o frio é garantido.
 
Pórtico de Gramado


Gramado :  A120 km de Porto Alegre, um dos lugares mais concorridos na região é a mais encantada do inverno. Hotéis e Pousadas para todos os gostos e  bolsos. Por falar em bolso, por lá ele precisa estar bem cheio, tudo é muito caro mesmo!! Mas tem seu valor...

A cidade é uma graça, com pés de Hortencia enormes, canteiros bem cuidados,  que você já os avista na estrada que ruma a região, sua arquitetura de influencia alemã e italiana dão um ar muito charmoso a cidade.
No mês de Dezembro acontece o Natal Luz, e garanto que vale muito a pena, você será transportado para um mundo colorido e encantador, sentirá vontade de ser criança novamente. É magico!

Passeios:

-  Lago Negro ( Seus pinheiros foram importados da Floresta Negra na Alemanha, por isso o nome)

-  Mini Mundo ( Uma graça! Uma mini cidade com tudo, os pequenos vão amar)

-  Igreja Matriz São Pedro ( toda de pedra Basáltica)

-  Palácio dos Festivais (Onde ocorre o Festival de cinema de Gramado)

-  Passeie muito pela Av. Borges de Medeiros e Rua Coberta sem pressa. (Chocolatros atenção!)

- Casa do Colono (ao lado da Rodoviária). Você vai ver assarem pães e saboreá-los na hora, sempre acompanhado de queijos e salames maravilhosos.

- Aldeia do Papai Noel ( onde a terra do faz de conta existe)


Gastronomia:   Dificilmente você poderá passar mal por lá. A variedade de restaurantes é enorme ....
Desde rodizios de Fondues, Galeterias, e o famoso Café Colonial, você terá que experimentar mesmo e dar sua opinião.  Sempre acompanhado de um bom vinho para prolongar seu prazer a mesa, aliás a quantidade de rótulos é de deixar qualquer apreciador maluco.


Mundo a Vapor
Canela : A 7 km de Gramado, alias ir a Gramado e não conhecer Canela, é não ter conhecido o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.
Seu nome vem da Caneleira, árvore sob o qual os tropeiros descansavam.

Lá acontece a famosa Chocofest, se não me engano é na Pascoa, e o  encantador Festival Internacional de teatros de Bonecos.
Mas os cenários naturais são imperdiveis.

Passeios :

- Parque do Caracol: a 7 km do centro, com  toda infraestrura. Quedas de águas lindíssimas. Não deixe de fazer o passeio de trem, muito bacana.


- Parque da Ferradura : Você pode escalar as paredes do Canyon com 400 mts de profundidade. Não deixe de visitar a cascata do Arroio do Caçador.

-  Mundo a Vapor: Miniaturas de industrias e de trens.

- Igreja de Pedra: Contruida em  estilo gótico inglês.

Vale dos Vinhedos:

Inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, representa o legado cultural e gastronómico deixado pelos imigrantes italianos. Um dos melhores roteiros de enoturismo do Brasil.

As colinas cobertas por parrerais, no decorrer do ano vão transformando suas cores e aromas.

Por lá você poderá visitar Vinícola Miolo, Casa Valduga, Aurora, Wine, Cave de Pedra, Dom Laurindo  (meu preferido), Dom Candido  e muitas outras.

Mas o interessante é você ver como são feitos os vinhos, seus tipos de barris, tempo de maturação (os mais caros), e rótulos premiadissimos.

Você verá também  pequenas vinícolas familiares,como eles vivem...  Aquela vida simples, sem luxo mas com muita qualidade. É de invejar....

Além das vinícolas, na região possuem Hotéis, SPA, e otimos restaurantes.

A maioria cobra pela degustação, ou ainda se você comprar algumas garrafas fica apenas como a famosa provinha. Mas cuidado, se você for apaixonado por vinho, pode sair de lá cambaleando (risos).

Acho que falei dos passeios mais procurados, mas se quiser mais alguma dica é só perguntar.  Lugares maravilhosos por lá não faltarão.














Nenhum comentário:

Postar um comentário