domingo, 24 de abril de 2011

Pelo Brasil.... Pirenópolis


Cachoeira do Abade


Frequentadora assídua desse paraíso,(por ser perto de onde moro) confesso ser meio suspeita para falar...  Mas quero dividir com vocês..

Depois que você  visitar a região, acredito que poderá compartilhar do mesmo sentimento que tenho e chama-lá intimamente de Piri. 

Um lugar ímpar, onde a natureza interage de uma forma única. Onde a historia aflora em cada esquina.


Pirenopolis fica a 117 km da capital Goiania e a 150 km de Brasília.

Fundada pelo Bandeirantes em 1727, ela fica aos pés da Serra dos Pirenéus. Tombada pelo Património Cultural Brasileiro ela é cercada de cachoeiras e montanhas.

Com isso o clima torna-se muito agradável, com calor durante o dia e um friozinho gostoso a noite.

Quem pensa que é apenas mais uma cidade turística se surpreenderá. Você pode fazer de tudo por lá desde  trilhas, off-road, canoagem, até apenas mergulhar nas piscinas naturais formadas embaixo das famosas cachoeiras.

Além de toda a exuberância da sua natureza, Pirenopolis cultiva em  seu Folclore, um dos mais representativos do Centro Oeste. Divididos em determinadas épocas do ano que conforme for a data de sua estada você pode aproveita-las, garanto vale muito a pena!!

Festa do Divino : Festa móvel que acontece 50 dias após a Pascoa. São doze dias de festas onde acontecem desfiles das bandas de musicas, queima de fogos, congadas, reinados, juizados, bailes,  e outros eventos.
O auge da festa é a procissão do Divino, onde a Mandala (símbolo do Divino)  representa a descida dos Espírito Santo sobre os apóstolos e a pomba branca  que significa o Divino Espírito Santo se encontram em frente a igreja Matriz..

Cavalhadas: Acontecem este ano no mês de Junho, sempre após a festa do Divino( um ou dois dias depois).

Trata-se de  um teatro ao ar livre que encena uma batalha medieval e dura três dias. Sempre representada com muita musica.

As cavalhadas são uma representação da batalha travada entre o imperador do Ocidente, Carlos Magno, e os mouros que invadiram a Península Ibérica, a fim de difundir a religião maometana entre os ibéricos cristãos.

Pela foto  dá para se ter ideia de como são as vestimentas por lá na epoca das festas.
Realmente uma viagem no tempo...

Mas nunca deixe seu protetor solar de lado, para poder assistir as Cavalhadas, por ser ao  ar livre,o sol racha na cabeça. Um chapéu também é bem vindo.

Se a sua data de estada por lá não coincidir com os festejos, não desanime....

O melhor ainda está por vir.  Os atrativos naturais são muitos: cachoeiras, reservas, parque monumento Natural, Serra dos Pirenéus, mirantes,e até uma cidade de pedra.

Procure a secretaria de Turismo (perto da igreja Matriz), e pegue um mapa local. Isso vai ajudar muito na hora de escolher qual lugar visitar. Sempre há espertinhos de plantão para te levar a algum lugar e claro cobrar pelo serviço. Mas desnecessário, todo mundo sabe te informar onde fica qualquer lugar turístico,  e as pessoas por lá são muito solicitas.

Lugares e passeios que valem a pena :

Cachoeira dos Dragões : Oito cachoeiras belíssimas,  elas fazem parte do Mosteiro Zem Budista,  cachoeiras de 30 a 80 mt de altura com poços de agua cristalina para você refrescar. A minha preferida!

- Cachoeira do Rosário : Com 42 mts de queda, belíssima e em volta a mata ciliar, com  canions, trilhas e um restaurante local com comida estilo caipira de otima qualidade. Ambiente muito familiar e até um rendario para descansar após a caminhada.

- Cachoeiras da Serra : Subida a Serra dos Pireneus, com vista do mirante Ventilador (1.150mts altura), e pertinho está o pico dos Pirenéus ponto mais alto da região com vista de tirar o fôlego.

- Centro Histórico : Com seus casarões do século XVIII , igrejas, museus, lojas charmosas, ponte sobre  Rio das Almas (limpissimo) '

Onde se Hospedar:

Claro que é muito particular de cada um, mas Piri tem todo tipo de hospedagem. Campings, pousadas, hotéis e casas para temporada.  Indico as que já fiquei:

Pousada Aroeiras : Chacara perto do centro Histórico, com piscina , área verde ,  conforto médio e otimos preços .

Pousada Arvoredo : Chacara na cidade,  piscina , area verde, conforto médio e otimos preços.

Pousada dos Pireneus : Localizacão excelente, 300 mts do Centro Histórico, toda mordomia com  excelente conforto e é claro que tudo tem seu preço (salgado). .

Um lugar para descansar mesmo, desligar de tudo...

A noite ela também é movimentada com seus bares e restaurantes. Muita gente bonita caminhando pelas ruas. Com excessão dos feriados prolongados que lota tudo e sempre tem aqueles tipinhos bem comuns que enfeiam os lugares.

 Piri tem muitas lendas, mas a melhor é que se você visita-la uma vez , ela te trará de volta. Talvez por isso sempre que posso vamos para lá... risos!!!!

Duvidas???? Perguntem !!!!!

Um comentário:

  1. Quem for a Piri e quiser conhecer Goias Velho, postei sobre lá tambem, porque são relativamente perto e vale a pena o passeio.

    ResponderExcluir