sábado, 20 de novembro de 2010

Colonia Sacramento- Uy

Declarada Patrimonio Histórico da Humanidade em 1995, Colonia del Sacramento conserva sua historia no Rio de la Plata. Fundada por Portugueses e disputada durante décadas pelas coroas da Espanha a cidade tornou-se um reduto de estilos arquitetonicos. E a cada pedacinho que se chega é uma descoberta diferente. Não conseguimos sair tão cedo como queríamos de Montevideu, pois passamos no super para levar o famoso doce de leite e alfajores, mas assim mesmo, após 2 horas de viagem por uma estrada relativamente tranquila, chegamos a Colonia.

Não tínhamos muito como nos perder pois a cidade é relativamente pequena. Logo encontramos nosso hotel, que não merece comentários... Iríamos dormir apenas uma noite, então resolvermos encarar. Sempre lembrando que reservar hotel pela Internet, pode sim nos levar a uma grande furada, mas tirando a rinite e sinusite que assolou a todos durante a noite deu para suportar.

A cidade é uma graça, uma mistura de Parati no RJ, com Pirinópolis em GO, mas com suas histórias e seu povo extremamente receptivo, como todo Uruguai, torna-se passagem obrigatória.

Alem dos estilos arquitetonicos, não deixem de visitar:

- Farol : Conseguimos ter uma vista maravilhosa do Rio da Prata e da cidade.
- Porto de Iates: Um Yatch clube maravilhoso.
- Praça dos Touros : Onde haviam as touradas .
- Igreja Matriz: do ano de 1680.
- Teatro do Bastion del Carmem
- Beira mar: Com o por do sol torna-se um espetáculo a parte.
- Rua dos Suspiros: Calle de los Suspiros

Consegue-se visitar praticamente tudo em um único dia. Completamente dispensável a tal Feira de Artesanato, não gostei muito, não sei se é porque geralmente não curto mesmo ou se ela é realmente fraquinha. Mas para quem gosta destas feirinhas pode ser um grande atrativo.

A noite fomos a um restaurante maravilhoso, indicado pelo hotel, pena não me lembrar o nome. Mas ele fica bem no centro logo após a praça principal. Estava muito frio naquela noite, por isso tomamos um vinho e comemos uma massa com carne na parrija, realmente dos Deuses....

Após o Jantar demos uma passadinha no cassino, não entrei porque as crianças não podiam. Fiquei na porta esperando marido com a minha filha mais velha tentarem a sorte. E olha que deram sorte ela ganhou o equivalente a R$ 10,00, mas para uma primeira vez foi uma festa.

Depois de um dia hiper cansativo e a noite fria fomos pra caminha, mal sabíamos o que nos esperava... Acho que por ser uma cidade muito antiga, com imóveis igualmente antigos e no inverno pouco procurada (fomos em outubro, estava começando a esquentar durante o dia), os quartos ficam mais tempo fechados e provavelmente demos o azar de sermos os primeiros a habita-los após um tempo de imvernada. Foi uma noite terrível; espirros, tosses, choramingo das crianças reclamando do cheiro de mofo, etc...

Dia seguinte, outra maratona, fazer chek-out, devolver o carro na locadora e embarcarmos no Buquebus a Buenos Aires.